quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Falando sério- Leitura Boa

"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"

Boa tarde, galera. No Falando Sério de hoje mostrarei pra vocês um livro que li no início desse ano e adorei. Com certeza muitos já ouviram falar dos Jogos Vorazes, até porque os três livros originaram filmes muito assistidos em todo o mundo. Entetanto, como eu ainda não tinha lido nenhum livro ou visto algum filme, imaginei que talvez você, meu leitor, pudesse não ter cedido aos encantos dos Hunger Games também.

Por que eu falei sobre encantos? Bem, vamos lá... A trilogia de best sellers envolve drama, romance, suspense, ficção científica e muita emoção.

A personagem principal, Katniss Everdeen, mora em um país, Panem, situado onde hoje seria a América do Norte, que é dividido em 12 distritos e uma rica capital. Ela tem mãe e irmã, as quais sustenta desde a morte de seu pai em um acidente. As três moram no distrito 12, o mais pobre de todos.
Todo ano, jovens residentes nos distritos, entre 12 e 18 anos são obrigados a se inscreverem nos Jogos Vorazes. São escolhidos um menino e uma menina, totalizando 24 jogadores, que lutarão até a morte em uma arena, restando apenas um vencedor. Trata- se de um reality show para o entretenimento dos moradores da capital. Katniss vai para a arena e mostra suas habilidades com arco e flecha, caça e sobrevivência na selva. Após algumas semanas de mortes violentas e com muito sangue, a personagem tem uma reação que muda todo o rumo dos Jogos Vorazes.


Katniss poderia simplesmente se entregar à morte em um ambiente tão inóspito ao qual ela foi obrigada a ir. Porem, sabendo que sua família morreria de fome em sua falta, promete a sua irmã mais nova, Prim, que voltará viva para cuidar dela. Durante todo o livro essa é sua maior motivação. Está acima inclusive do seu amor por Gale, um amigo que deixa no Distrito 12, ou por Peeta, jogador que vai com ela para a arena.



Um pouquinho sobre o filme:
Já é bem comum que quem veja o filme originado a partir de um livro que leu, não goste tanto da versão filmada. Sendo assim, vocês podem imaginar minha opinião. Contudo, vou explicar meus motivos. Minha principal crítica é sobre a falta de algumas personagens relativamente importantes no filme. Lendo o segundo livro- Em Chamas- , comecei a perceber que uma delas torna- se ainda mais relevante na segunda parte da saga. Estou falando de uma amiga- a única- da Katniss. Como ainda não terminei esse segundo, não vi o filme, então não sei como resolveram essa falta.
Outra coisa que me desagradou foi o fato de o filme ter deixado de lado boa parte do romance, o que explica, no fim das contas, o maior problema da Katniss e faz com que ela enfrente tudo o que enfrentou no segundo livro. Como adoro uma boa cena de amor, fiquei bem chateada com isso.

Então, se você quiser ler (LEIA!!!) Jogos Vorazes, super aconselho. Vale a pena ver o filme para complementar, mas faça a leitura antes. Se você já leu, me deixe saber aqui nos comentários quais foram suas impressões.

Espero que tenham aproveitado o primeiro Falando Sério do blog. Ele sairá toda quarta- feira.
Beijinhos!!!